Estranhos Atratores

COVID-19 – Livro Contágio Social – Coletivo Chuang – Editora Veneta

Coronavírus: o que podemos aprender com a China

Por Editora Veneta

Observador “privilegiado” do início dessa tragédia ainda não completamente definida, o coletivo comunista chinês Chuang apresenta uma lúcida análise baseada em dados econômicos, nos mais recentes estudos das pandemias, numa visão acurada do capitalismo de hoje e no conhecimento em primeira mão das complexidades da China atual.

Assim, não é surpreendente que esse seu pequeno ensaio sobre o impacto do coronavírus tenha sido imediatamente traduzido para tantas línguas e seja tão debatido.

Esse é um livro essencial para entender o momento que vivemos. Assim na China como no Brasil.

Nos últimos anos, o coletivo Chuang tem demonstrado o que era já de se esperar: a melhor da análise da situação da China contemporânea tem sido produzida pelos próprios chineses. Formado por pensadores/ativistas anônimos, alguns dentro da China, outros exilados, o Chuang junta conhecimento teórico com experiência nas ruas de seu país.

Editor Rogério de Campos comenta: “Sei que é um pouco estranho dizer que fiquei um pouco mais tranquilo depois de ler o livro Contágio Social – Coronavírus e a Luta de Classes Microbiológica na China, do coletivo comunista chinês Chuang. O povo do coletivo, pensadores/ativistas anônimos, é bem sabido em biologia, epidemiologia, marxismo e economia, acompanha a crise atual desde antes mesmo dela nascer, então está bem qualificado para explicar como ela surgiu e como se espalhou. E vem para dizer que, se a sociedade seguir organizada assim, outros vírus surgirão. Se isso já não seria boa notícia, o Chuang vai além e explica que a crise traz uma oportunidade para o Capitalismo ampliar o controle social de maneira inédita. Mas, ao mesmo tempo, para o Chuang, a crise expõe a fragilidade do Poder. Enfim, acho que o livro é bem importante para o momento. Está de graça no site da Veneta”.