Estranhos Atratores

ESTRANHOS ATRATORES

Nascida em 2004 com o lançamento da revista “Sem Futuro”, criada por Jairo Costa e Izabel Bueno, a editora teve outros dois nomes antes de se estabelecer como Estranhos Atratores e posteriormente se tornar também um coletivo, uma galáxia de ideias artísticas e políticas.

Enquanto editora a Estranhos Atratores se propõe publicar obras de cunho alternativo, ligadas à contracultura, explorando as temáticas mais diversas e controversas como quadrinhos underground, material político com ênfase em movimentos sociais autonomistas, ficção científica e histórias alternativas, ufologia, mitologia e folclore, material ligado a teorias da conspiração, hacktivismo, feminismo, LGBT, criptozoologia, ecologia, cidades perdidas e inúmeras outras temáticas que desafiam convenções, costumes, preconceitos e realidades.

Detalhe da pintura “Relatório Figueiredo” de Daniel Camatta e Rodrigo Silva, artistas que já participaram de inúmeras ações do coletivo Estranhos Atratores.

Na condição de coletivo de artistas e profissionais da cultura, Estranhos Atratores promove, organiza e fomenta festivais, publicações, peças de teatro, vernissagens, documentários, filmes e toda uma esfera criativa produzindo e promovendo o trabalhos de dezenas de artistas independentes da região metropolitana de São Paulo com ênfase no ABC Paulista e base em Santo André – SP.
As mais recentes ações do coletivo foram a organização do segundo Fog Fest (juntamente com o Movimento SOS Paranapiacaba) e a realização do “Ano Castellani” durante todo 2019, envolvendo quase uma centena de artistas e um grandioso e atento público.

Uma das ações do Coletivo Estranhos Atratores durante o ano de 2013.