Estranhos Atratores

No mês do Halloween, autores de todo Brasil vão escrever histórias sobre fantasmas e assombrações em um desafio noturno.

Por Estranhos Atratores

Durante o verão de 1816, o famoso poeta inglês Lord Byron, autor de “Don Juan”, acostumado a promover saraus pela Europa, alugou uma mansão na Villa Diodati, em Genebra, na Suíça, e convidou alguns amigos, entre eles John Polidori, Mary Shelley e Percy Shelley para um desafio de escrita arrepiante.

Debaixo de muita chuva, raios, trovões e frio, após três dias escrevendo estórias de terror gótico, o grupo deu ao mundo alguns dos livros mais influentes da literatura inglesa. Mary Shelley escreveu nada menos que “Frankenstein”, considerado o livro inaugural da ficção científica e John Polidori escreveu “O Vampiro”, que daria origem à tradição dos mortos-vivos modernos, como o “Drácula”, de Bram Stoker, de 1895.

Levar à Paranapiacaba um desafio literário semelhante ao que criou Frankenstein e influenciou a construção do mito do conde da Transilvânia é a proposta do evento “Ghost Story Challenge” promovido pela Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (ABERST), que reunirá neste fim de semana em Paranapiacaba cerca de 40 autores de várias partes do Brasil que comparecerão ao desafio de escrever um conto assombroso em apenas uma noite. Todas as histórias escritas durante o evento serão publicadas em livro produzido pela ABERST em 2024.

Para colocar os convidados no clima da vila inglesa, o início dos trabalhos acontecerá com um tour macabro noturno, que percorrerá vários pontos históricos supostamente assombrados da vila. Paranapiacaba será apresentada aos participantes do evento pelo pesquisador especialista em lendas Jairo Costa, autor de vários artigos sobre o assunto e que também assina o mais importante livro sobre o tema: “Paranapiacaba Lendas e Mitos” (Editora Estranhos Atratores – 8ª edição).

Jairo Costa, pesquisador e autor do livro “Paranapiacaba Lendas e mitos”.

Jairo Costa conta que a vocação de Paranapiacaba como cenário de excelentes histórias de mistério e terror vem desde o século passado. “Em 1957 Geraldo Ferraz publicou “Doramundo”, que conta a história de amor entre Dora e Raimundo em meio a vários crimes que assolam a vila ferroviária de Cordilheira, local explicitamente inspirado em Paranapiacaba. Mais tarde, nos anos 1970, “Doramundo” virou filme dirigido por João Batista de Andrade (de “Boias frias”, “O Homem que Virou Suco”, “Vlado, Trinta Anos Depois”) e roteirizado por Vladimir Herzorg. No elenco estavam grandes nomes do cinema, teatro e TV como Rolando Boldrin, Irene Ravache, Antônio Fagundes e Armando Bogus, entre outros”.

José Mojica Marins, o Zé do Caixão, filmou grandes clássicos do terror nacional em Paranapiacaba.

Segundo Jairo Costa, “Paranapiacaba também serviu de cenário para boa parte dos filmes de José Mojica Marins, mundialmente conhecido como Zé do Caixão (“À Meia-Noite Levarei sua Alma”, “Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver”). A própria série inspirada na vida de Zé do Caixão foi gravada em Paranapiacaba tendo como protagonista o ator Matheus Nachtergaele. Também foram gravadas novelas em Paranapiacaba, como “Drácula, uma História de Amor”, produzida pela Rede Tupi e escrita por Rubens Ewald Filho, que depois se tornou um famoso crítico de cinema. O elenco de Drácula contou com a participação de Rubens de Falco, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, dentre outros. Vários curtas de terror foram rodados na vila e mais recentemente a HBO, gigante norte-americana dos canais a cabo, realizou uma série para sua plataforma de streaming tendo Paranapiacaba como cenário.”

Serviço

Ghost Story Challenger – GSC

21 e 22 de outubro de 2023

Vila de Paranapiacaba

Vagas esgotadas

Livro

Paranapiacaba Lendas e Mitos – Jairo Costa.

116 páginas. Formato Grande, ricamente ilustrado.

R$ 65,00 (Para comprar clique no link abaixo)