Estranhos Atratores

Paranapiacaba recebe convenção de fãs de ficção científica

Maior evento Steampunk do Brasil comemora 10 anos

Por Jairo Costa

Neste final de semana Paranapiacaba receberá uma legião de fãs de todo o Brasil para a comemoração de 10 anos da SteamCon, evento que reúne entusiastas da literatura Steampunk (retrofutu­rismo), um subgênero da literatura de ficção científica que tem como premissa histórias ambientadas no passado, mais precisamente na era vitoriana, onde a tecnologia a vapor é utilizada junto a todos os tipos de equipamen­tos modernos existentes nos dias de hoje, como computadores, armas e naves espaciais.

As primeiras histórias baseadas no uni­verso steampunk começaram a surgir no final da década de 1980, um dos livros apontados como precursor do gênero é Maquina diferencial, escrita por dois dos maiores autores de ficção científica contemporânea, William Gibson (tam­bém autor de Neuromancer e monalisa overdrive) e Bruce Sterling (autor do aclamado piratas de dados e do também clut The Hacker crackdown).

No Brasil o Steampunk começou a rece­ber atenção somente em 2009 quando a editora Tarja publicou o livro “Steampunk – histórias de um passado extraordiná­rio”, uma coletânea de contos escritos por alguns dos mais talentosos autores brasileiros de ficção científica, como: Antonio Luiz M. Costa, Roberto de Sousa Causo, Romeu Martins, Flavio Medeiros e Jacques Barcia.

A partir deste start inicial o subgênero ganhou vários fãs no país e as obras nacionais não pararam mais de surgir. Alguns dos destaques da literatura Ste­ampunk feita no Brasil são as coletâneas Vapor Punk I e II, Deus Ex Machina: anjos e demônios na era do Vapor e SteamPink.

Com a popularização da literatura Steampunk no Brasil, muitos eventos e ações ligadas ao tema passaram a acon­tecer. Os entusiastas se organizaram em lojas e conselhos em diversos estados do país e começaram a promover feiras, cursos e palestras com a temática Ste­ampunk e foi na onda desse crescimento que surgiu a SteamCon.

PROGRAMAÇÃO – SÁBADO 19/08

ATRAÇÃO HORÁRIO LOCAL
BATE PAPO: Poesia Vitoriana e Steampunk – com Bella Mendes, Luiz Cecanecchia, Tânia Souza E Yuri Cortez 11h GALPÃO
PALESTRA:  Da Ficção à Realidade: Técnicas de Investigação no Universo Steampunk e no Trabalho Forense – com Raul Cândido 13h GALPÃO
PALESTRA: Todos dos Punks – com Fábio Fernandes 14h GALPÃO
DANÇA TRIBAL FUSION: Cia Tribal Beach 15h GALPÃO
DANÇA DARKDANCER: Grupo Rá 15h10 GALPÃO
DANÇA TRIBAL FUSION: Jezebel Patelli 15h20 GALPÃO
Concurso Steamplay 15h40 Galpão
CORTEJO DO GALPÃO AO PALCO LOGO APÓS PREMIAÇÃO DO CONCURSO
Desfile de Steamplay e Foto Histórica “Ensaio para o Guinness Book of Records 2024” 17h Palco steam balmann
MÚSICA: Estreia Da Banda Verloren 17h30 PALCO STEAM BALMANN
PALESTRA: Vampyrismo no Século XIX: Um Olhar Esteta na Arte e na Magia com Lord A 18h40 PALCO STEAM BALMANN
MÚSICA: Baile/discotecagem com Lord A 19h40 PALCO STEAM BALMANN

PROGRAMAÇÃO – DOMINGO 20/08

ATRAÇÃO HORÁRIO LOCAL
BATE PAPO: Contribuições da ficção científica através dos tempos – com Thina Curtis, Cristina Lasaitis e Ludimila Hashimoto 11h GALPÃO
DANÇA ESTILO LIVRE: Escola Luciana Campos 12h30 GALPÃO
DANÇA (ATS e Tribal fusion): Coletivo Simbiose e Samra Hanan 13h GALPÃO
DANÇA ATS: Brisa FCBD (Dany Anjos e Lívia Stevaux) 13h30 GALPÃO
SABRE DE LUZ TEATRO: Peça Cinco Semanas em um Balão 14h PALCO STEAM BALMANN
MÚSICA: Show de Encerramento com a Banda Verrina Mecânica 16h PALCO STEAM BALMANN

Alguns dos destaques da Steamcon

Ludimila Hashimoto (@ludimilahashimoto) é tradutora, escritora e psicóloga. Traduziu A Máquina Diferencial, de Gibson e Sterling; e livros de Alan Moore, Philip. K. Dick, Terry Pratchett, Neil Gaiman, Gil Scott-Heron, Hunter Thompson, Frank Miller, Diane di Prima. Tem contos publicados em revistas, coletâneas e sites.

Fábio Fernandes é jornalista e escritor. Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor no curso de Jornalismo, traduziu dezenas de livros, entre os quais Laranja Mecânica e Good Omens. Escreveu, entre outros, os romances Os Dias da Peste, BACK IN THE USSR (finalista do Prêmio Jabuti 2020), Love Will Tear Us Apart, Rio 60 Graus e as coletâneas de contos Interface com o Vampiro e Love: An Archaeology. Em 2013 morou em Seattle, onde estudou na conceituada oficina literária Clarion West Writers Workshop, tendo como instrutores Neil Gaiman e Joe Hill, entre outros escritores de primeira linha do mercado anglo-americano. É pesquisador de narrativas utópicas com pós-doutorado pela ECA-USP e líder do grupo de pesquisa interdisciplinar Observatório do Futuro, vinculado à PUC-SP. Em 2017 foi homenageado pela Sociedade Literária Retrofuturista pela contribuição ao gênero steampunk no Brasil. @fabiofernandeswriter

Cristina Lasaitis (@crislasaitis) tem uma história de 20 anos de atração pela ficção especulativa e a literatura fantástica, intercambiando-se de leitora a escritora, e posteriormente editora e profissional do texto. É formada em biomedicina e editoração, fez pós-graduações na área do comportamento e psicologia social e também cursos de tradução e roteiro cinematográfico. É autora da coletânea de contos de ficção científica e fantasia Fábulas do Tempo e da Eternidade (2008), organizou a série de antologias A Fantástica Literatura Queer (2011-2012), e participou de uma variedade de outros projetos literários.

Thina Curtis (@thina_curtis) é poeta,escritora, quadrinista, arte educadora, produtora cultural responsável pelo evento de Fanzines e publicações independentes Fanzinada.

Raul Cândido (@raulcandido.souza) – Co-fundador do Conselho Steampunk, co-idealizador da Steamcon Paranapiacaba. Fundador da Lobo Inteligência, líder WOMCY, membro associado da IBRASPD, Perito em Computação e Linguística Forense associado a APECOF, e membro da Comissão de Direito Digital da 25ª subseção da OAB/MG em Poços de Caldas.Tecnólogo em Segurança da informação pela FAM, especialização em Segurança Ofensiva e Inteligência Cibernética pela Faculdade VINCIT(2022), especialização em Linguística Forense pela Unyleya(2022), mestrando em Cyber Security and Digital Forensics na Universidade de Portsmouth.

Lord A – Palestra: “Vampyrismo no Século 19: Um olhar Esteta na Arte e na MagiaExplore o encanto sombrio do Vampyrismo no século 19 nesta palestra enigmática. Descubra como a estética da época influenciou a representação dos Vampyros e Vampyras na arte e na literatura. Desvende os mistérios por trás da magia e espiritualidade que permeavam essa era. Uma viagem fascinante pelas páginas do passado, revelando os segredos ocultos de uma época repleta de mistério, paixão e transcendência. Aventure-se nessa jornada mística e descubra o legado duradouro do Vampyrismo no século 19.Lord A:. tem mais de 10 livros publicados no Brasil e com mais de vinte anos de estrada na senda do vampyrismo. Respeitado não apenas no Brasil, mas também na Comunidade Vampyrica internacional, é rei da Dinastia Sahjaza e desenvolve o Círculo Strigoi desde 2006. Como autor, é um criador de mundos, tendo escrito o sucesso Mistérios Vampyricos (Madras Editora, 2014), Deus é um Dragão (Penumbra Livros, 2019) e a série Codex Strigoi (Selo Literário Rede Vamp, 7 volumes iniciados em 2017). Também organiza encontros, eventos, festas e passeios culturais. Apresenta o programa de rádio e Podcast Vox Vampyrica (quinzenal, desde 2006); o #AcessoRedeVamp (desde 2020, diário) e é o editor-chefe do portal da Rede Vamp.

Jairo Costa é escritor, jornalista e documentarista, autor de “Amazônia Fantástica”, “Paranapiacaba lendas e mitos”, “Der Golem, os cantos de Oppenheimer”, “Constantino Castellani”, “Ópera Punk” entre outros. Mitologista especialista em Paranapiacaba, há 3 décadas percorre as ruas e as trilhas do alto da serra do mar e do litoral paulista ouvindo e registrando histórias da ferrovia, suas lendas e seus mitos. Foi membro do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André – COMDEPHAAPASA e é um dos fundadores do Movimento SOS Paranapiacaba que luta pela preservação do patrimônio natural e cultural de Paranapiacaba e da mata Atlântica.

Livros Steampunk

Conheça alguns livros Steampunk produ­zidos no Brasil: coletâneas Steampunk da Tarja Editorial, Vaporpunk 1 e Vaporpunk 2 da editora Draco, o livro Baronato de Shoah: A Canção do Silêncio – José Ro­berto Vieira da editora Draco, HQ Domingo Sangrento Domingo – Romeu Martins e Victor Vic da Editora Estronho, Deus Ex Machina da editora Estronho, Steampink da editora Estronho, Erótica Steampunk da editora Ornitorrinco, Retrofuturismo (não necessariamente steampunk, mas com uma noveleta do gênero), O Baronato de Shoah: A Máquina do Mundo – José Roberto Vieira da Editora Draco. A lição de anatomia do temível Dr. Louison, de Enéias Tavares – Editora Fantasy.

 

 

Serviço

19 e 20 de agosto de 2013

 VII Steamcon Paranapiacaba

Galpão das Oficinas

Rua da Estação, s/n – Paranapiacaba, Santo André – SP.

Grátis