Estranhos Atratores

Espetáculo completa 25 anos em 2023

Em dezembro de 1998 estreava no Teatro Municipal de Santo André a “Ópera Punk – Existe alguém + Punk do que eu?”. A montagem, realizada pela Prefeitura de Santo André, criada e encenada por punks do ABC e de São Paulo, entrou para a história do movimento e ganhará evento comemorativo, hoje, a partir das 18 horas, no saguão do mesmo teatro.

Os 25 anos do espetáculo serão celebrados com o lançamento do livro “Ópera Punk”, escrito por Jairo Costa e Izabel Bueno (Revista MORTAL/Estranhos Atratores), os autores que reviraram os arquivos da cidade em busca de fotos, vídeos e documentos ligados à montagem.

A publicação, em formato digital, conta por meio de entrevistas com ex-integrantes do elenco, os bastidores da montagem que teve dramaturgia de Antônio Bivar, direção de Edu Silva, arte de Angeli e iluminação de Mário Bortolotto. A articulação do movimento punk foi realizada por Pádua, o Capitão Gancho, icônico punk do ABC.

O livro será disponibilizado na internet para acesso gratuito, como manda a ideologia punk, que prega a livre circulação de conhecimento. A obra é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Santo André.  

Pádua, articulador do Movimento Punk

Show encerra a noite

Antes do lançamento do livro será exibido o filme “Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente”, do diretor andreense Cesar Cabral (Coala Filmes, com distribuição da Vitrine Filmes). O filme é inspirado em personagens do cartunista Angeli, o mesmo que ilustrou o cartaz oficial da ópera e que retorna agora em uma das capas do livro digital. A outra capa do livro é uma fotografia de Marcello Vitorino trazendo uma das cenas da ópera.

Para encerrar as comemorações dos 25 anos, sobem ao palco do saguão do teatro músicos que integraram o elenco original da montagem de 1998, entre eles o vocalista Barata, da histórica banda DZK, e também Marcopablo (guitarra) e Flavio (baixo), da não menos icônica banda andreense Projeto Nave. Na bateria, Bruno Turbilhão completa a cozinha dessa formação especial que tocará os principais hits do punk rock do Brasil e do mundo.

Serviço:

25 Anos da Ópera Punk

13 de abril, a partir das 18h

Saguão do Teatro Municipal | Praça IV Centenário, s/n – Centro

18h – Exibição do longa “Bob Cuspe – Nós não gostamos de gente”, do diretor andreense Cesar Cabral (Coala Filmes, com distribuição da Vitrine Filmes) inspirado nos personagens do cartunista Angeli.

19h – Lançamento do livro “Ópera Punk”, de Jairo Costa e Izabel Bueno.
Realização da Secretaria de Cultura de Santo André.

19h30 – Show “Ópera Punk – Existe alguém + punk do que eu?” com Barata (DZK), Marquinhos (Projeto Nave), Flávio e Bruno.