Estranhos Atratores

Exposição fotográfica com mulheres negras chega à Câmara de Santo André

Por Rodrigo Pinto

Após lançamento no Consórcio Intermunicipal, a exposição fotográfica Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro chega agora ao saguão da Câmara Municipal de Santo André.

As fotos permanecem na sede do legislativo durante todo o mês de abril, quando acontece, no dia 12, a sessão solene em homenagem aos Povos Tradicionais de Matriz Africana e Nações de Candomblé no local.

O projeto tem como objetivo dialogar com mulheres negras da cidade em seus territórios, em busca da valorização do seu papel na sociedade, da ancestralidade africana e do enfrentamento ao racismo.

O trabalho, que é uma parceria entre o movimento Negra Sim, o terreiro Ilê Ba e o mandato do vereador andreense, Ricardo Alvarez (PSOL), tem apoio do Consórcio Intermunicipal e do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá.

Fotos Rodrigo Pinto/Divulgação

“O importante de fazer com que as imagens circulem pela região é de ampliar o público e atingir pessoas diversas, com visões diferentes, para levantar a discussão sobre preconceito e apagamento da nossa história”, explicou Alvarez.

A ideia é fazer com que as fotos percorram diversos espaços na cidade inicialmente e depois atinja todo o Grande ABC. Espaços como UFABC, saguão do Teatro Municipal, Sindicato do Metalúrgicos e centros culturais estão na mira dos organizadores.

Durante o ano, o coletivo pretende ainda levantar e registrar os quilombos e terreiros existentes na cidade de Santo André e do Grande ABC, a fim de fazer um levantamento histórico dessas comunidades na região.

As fotografias são de autoria do fotógrafo andreense Rodrigo Pinto, que participa do projeto junto aos coletivos, às mulheres e ao mandato do vereador Ricardo Alvarez.

“Essas fotos trazem comigo a minha ancestralidade, minha mãe, minha avó e todas as mulheres fortes que passaram na minha vida, mas que nunca foram convidadas para participar de uma exposição…”, refletiu a Iyálòrísá Verah d’Osun, do terreiro Ilê Ba.

Fotos Rodrigo Pinto/Divulgação

Serviço
Exposição fotográfica Maria Felipa – Aprender com o passado e mudar o futuro
Saguão da Câmara Municipal de Santo André
Praça IV Centenário, 2, Centro, Santo André-SP
De segunda a sexta, das 8h às 19h
Aberta para toda a população