Estranhos Atratores

Publicação de mídia alternativa ganhou edição especial

 

Por Estranhos Atratores

 

Considerada a publicação de contracultura mais importante do ABC Paulista, Revista Mortal ganhou edição histórica e em formato grande, com 140 páginas repletas de artigos, charges, contos, fotografias e reportagens. Tudo isso para comemorar seus 10 anos de atividade.

Criada por Izabel Bueno e Jairo Costa em 2010, esta edição especial faz um resgate da trajetória do periódico, que não se limita a ser um veículo impresso. Além de publicar material autoral inédito de artistas e intelectuais da região, Mortal também agita a cena cultural e política promovendo debates, palestras e festivais, se engajando em lutas como a do movimento SOS Paranapiacaba, que se posiciona contra a construção de um centro logístico no entorno da vila ferroviária.

Revista MORTAL especial 10 anos de mídia alternativa. Foto – Jairo Costa.

Ao longo dessa década Mortal também vem resgatando a história operária do ABC, apresentando para as novas gerações personagens esquecidos como Constantino Castellani, jovem anarquista assassinado em 1919 na rua Oliveira Lima enquanto liderava protesto de trabalhadores da tecelagem Ipiranguinha.

A história de Castellani virou artigo na Mortal em 2013, depois se tornou um livro em 2019 e agora também dá nome a um festival multicultural.

Como um autêntico veículo de mídia alternativa, Mortal passa longe das pautas que se costuma ver em veículos da imprensa comercial. Sua linha editorial aborda temas como ação direta, pixo, hacktivismo, afrofuturismo, cinema de guerrilha, teatro marginal, punk rock, dentre outros assuntos da cultura alternativa.

Este número especial da revista traz trabalhos dos seguintes autores: Mari Bento, Junior Martins, Marcelo Buraco, Larissa Paz, Comitê Invisível, Daniel Tossato, Thiago Vaz, Guilherme Marcondes, Vallandro Keating, William S. Burroughs, Renato Vasconcellos, Tati Prado, Marcio Castro, Tibor Morics, Eduardo Kaze, Luiz Henrique Gurgel, Fabio Muller, Maristela Rainieri, Guilherme Faleiros, Lula Marques, Neri Silvestre, Radical Graffiti, Fábio Donaire, Carlos Latuff, Wagner Ikeda, Celina Lerner, Charles Bukowski e Casé Angatu.

Os próximos 10 anos

Os futuros passos da publicação já estão traçados, segundo Jairo Costa, um dos editores da revista “os planos para a próxima década são consolidar o festival Constantino Castellani como um evento realizado anualmente e em outras cidades do ABC; aumentar a capacidade de produção de conteúdo do site da Estranhos Atratores; apostar no audiovisual, principalmente no desenvolvimento de documentários, e continuar com a revista impressa, expandindo sua circulação e aumentando a periodicidade”.

Excepcionalmente esta edição da Mortal contou com o apoio do Fundo Municipal de Cultura de Santo André/2019, que custeou sua impressão. Por causa da pandemia de coronavírus a publicação só sai agora, mais de dois anos após sua aprovação ocorrida através de edital.

O lançamento da Mortal especial ocorreu no último sábado (11 de setembro) no 74 Club, icônico bar underground andreense, que também esteve fechado durante todos estes meses de crise sanitária. O evento ocorreu no mezanino do bar, ao ar livre. Para poder participar do lançamento o público teve que apresentar comprovante de vacinação contra o covid-19.