Estranhos Atratores

Paranapiacaba – Locomotiva rara da São Paulo Railway será restaurada – Eduardo Pin

Construída na Inglaterra em 1867, locomotiva será restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em Cruzeiro/SP.

Por Eduardo Pin

“Maria Inês” está de partida e será restaurada nas Oficinas da ABPF em Cruzeiro SP. O projeto é apoiado pela concessionária MRS Logística S/A”

A Locomotiva Sharp Stewart 10, Tipo Sela 0-6-0, foi batizada de “Maria Inês” pelo Engenheiro Lincoln Palaia em homenagem a Museóloga “Maria Inês Dias Mazzoco” pelos inestimáveis serviços prestados na preservação do acervo histórico da extinta RFFSA.

A Locomotiva nª 10 é uma preciosidade, foi construída na Inglaterra no ano de 1867 e faz parte da segunda remessa de locomotivas inglesas que chegaram no Brasil é também a terceira locomotiva mais antiga em nosso país perdendo apenas para a “Baronesa” (1854), que se encontra no Rio de Janeiro e da Locomotiva “SPR No 15” (1862), que se encontra atualmente inerte e também exposta no Museu Ferroviário da Vila de Paranapiacaba.

Após anos de trabalhos para a São Paulo Railway – SPR , a primeira ferrovia construída em solo paulista, depois da eletrificação da linha foi poupada do corte porque foi adquirida pelo Frigorífico Bordon e no final dos anos 70, foi doada à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, que promoveu seu restauro no ano de 2006.

Esteve exposta na Estação Júlio Prestes em curto período de tempo, para depois operar no pátio da Vila de Paranapiacaba no “Trem dos Ingleses” que fazia um passeio curto, mais até hoje muito procurado pelos turistas que freqüentam a Vila Histórica. Infelizmente a pouco mais de 05 anos, por problemas na caldeira a Locomotiva foi desativada e ficou na Gare dos Locobreques aguardando conserto.

Assim que for desobstruída a linha no Pátio, “Maria Inês” vai fazer uma longa viagem, será puxada pela MRS até Cruzeiro, onde vai passar uma temporada nas Oficinas da ABPF para enfim, voltar a funcionar. Pela sua importância histórica sabemos que será muito cobiçada, mas ela só faz sentido em operar na sua linha de origem aqui na Vila de Paranapiacaba… Portanto já vamos avisando….. Ela VAI, mais VOLTA !!!!