Estranhos Atratores

Hoje tem Pussy Riot, mas a festa já começou…

Banda Russa se apresentará no festival “Verão sem censura” no CCSP.

Por Marcos Imbrizi


A noite desta quinta-feira promete agitar a região do Centro Cultural São Paulo. A banda Pussy Riot, que reúne garotas russas que defendem a causa feminista e deixam o governo Putin de cabelo em pé (figura) se apresenta a partir das 20h, em frente ao local. O show integra o Festival Verão Sem Censura, promovido pela Prefeitura de São Paulo com outras atrações como teatro, cinema e outras manifestações culturais em defesa da democracia e da liberdade de expressão.
Mas o Centro Cultural São Paulo já teve uma grande movimentação na noite de ontem, com a apresentação do documentário ‘Act&Punishment’. Produzido em 2015, o trabalho de Yevgeni Mitta, conta a história da banda que denuncia o autoritarismo e o desrespeito aos direitos humanos pelo governo Putin. Desde o princípio, ainda nos tempos da faculdade e a formação do Coletivo Voina, as primeiras ações, como beijar os policiais russos até a malfadada apresentação em uma igreja Ortodoxa, onde criticavam o apoio desta a Putin.
Presas logo após o início da ação, Nadia Tolokonniko, Yekaterina Samutsevic e Maria Alyokhina foram submetidas a um julgamento manipulado, que as condenou a dois anos de prisão em centros de detenção, onde foram submetidas a condições precárias de sobrevivência. O trailer está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=zFDZ8v07xso.
Após a apresentação do documentário, a Pussy Riot Maria Alyokhina participou de um bate-papo com convidados sobre os sistemas prisionais russo e brasileiro. Ela também está lançando o livro ‘Riot Days’.
Roda Viva – E o festival tem outras atrações. Como a remontagem da peça Roda Viva, do Teatro Oficina Uzona Uzyna, que acompanha a ascensão e queda de Benedito Silva cantor e compositor de sucesso fabricado pela mídia. A apresentação será na sexta-feira (31), às 19h, no Teatro Municipal de São Paulo. Os ingressos gratuitos serão distribuídos a partir das 17h. Indicação: 14 anos.
Confira a programação completa sitio: agendao.prefeitura.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de SP

Marcos Imbrizi