Árvore foi utilizada por décadas como um grande mural de recados
Por Jairo Costa
Fotos Eduardo Pin
A pandemia de COVID-19 que atinge o planeta reativou uma das mais antigas tradições em Paranapiacaba, fixar avisos no tronco do “Pau da missa”.
Por muitos anos a árvore, um eucalipto australiano, recebeu bilhetes e avisos em seu tronco. As mensagens dos moradores e da igreja informavam sobre horários de missas, batizados, casamentos e também falecimentos.
A tradição de fixar mensagens em seu troco estava extinta até o surgimento do coronavírus. Esta semana um bilhete foi deixado lá com um aviso bem claro: FIQUE EM CASA!
A idade do “Pau da missa” é controversa, alguns dizem que ele é centenário e está em Paranapiacaba desde o período da construção da ferrovia (SPR), outros dizem que a árvore que hoje está lá não é o “Pau da missa” original. Alguns antigos moradores contam que a árvore atual foi trazida do interior do estado nos anos 1940.
Outra história curiosa sobre o eucalipto é sua relação com as lendas de fantasmas e assombrações que supostamente habitam a vila histórica de Paranapiacaba. Uma das histórias diz que se um indivíduo parara em frente ao “Pau da missa” à meia-noite e bater três vezes em seu tronco, a alma do último falecido que teve seu nome afixado no tronco aparecerá para o incauto cidadão.
More Stories
“Fogo nas Caldeiras” e “O Pau da Missa” estreiam no Cine Lyra em Paranapiacaba
Escritores de terror se reúnem nesse fim de semana em Paranapiacaba
BRUNO DEL REY E A VOZ QUE ACALMA O DHARMA – O QUE SERVE DE MOTOR, O DISCO!