Por Estranhos Atratores (Equipe)

Foto: arquivo pessoal Jairo Costa (Ilha do Marajó – PA)

Depois de 5 anos esgotado, o livro ‘Amazônia Fantástica”, de Jairo Costa, está novamente disponível ao público.

O volume de 216 páginas é uma jornada ao mundo das lendas e mitos, dos enigmas e mistérios da Amazônia brasileira. Monstros, seres encantados, alienígenas e cidades perdidas são alguns dos temas que levarão o leitor a um mundo novo, repleto de assombro e espanto.

“Amazônia fantástica” apresenta um riquíssimo panorama de histórias centenárias, contadas por índios, pescadores, caboclos e ribeirinhos.

Capítulo I – Mitos e Lendas indígenas da grande floresta

O capítulo de abertura se dedica a investigar os mais notáveis mitos indígenas originários da amazônia brasileira. Destaque para as lendas da Pororoca, do Pirarucu, do Açaí e das grandes guerreiras Amazonas.

Capítulo II – Licantropia, monstros, visagens e assombrações Amazônicas

No capítulo II Jairo Costa investiga as lendas e mitos que narram a existência de monstros fantásticos, como o Mapinguari e o Capelobo.

Também estuda a licantropia, onde pessoas se transformam em criaturas apavorantes. A lenda da Matinta Perera é um dos mais notáveis exemplos.

Costa aborda também os mitos das visagens e assombrações amazônicas, onde os seres elementais, as criaturas fantásticas se apresentam de forma mais variada. Lendas como a da Cobra Grande, do Boto e da Rasga Mortalha são alguns dos “casos” abordados.

Capítulo III – As cidades perdidas da Amazônia

O capítulo III do “Amazônia Fantástica” trata exclusivamente sobre as misteriosas cidades perdidas no interior da floresta brasileira. Costa começa a jornada narrando a obsessiva  busca por “Eldorado”, uma cidade de ouro que supostamente existiria na fronteira entre o Peru e o Brasil.

Depois segue viajem ao encontro da polêmica cidade de “Akakor”, uma fortificação subterrânea que teria sido erguida no interior da floresta, construída por seres provenientes do espaço e… Nazistas!

Por fim, mergulhamos na saga do Coronel Fawcett, explorador inglês que desapareceu nas matas brasileiras em 1925, em busca da cidade perdida de “Z”.

 

Amazônia Fantástica

Jairo Costa

Bamboo Editorial

R$ 40,00

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *