Por Jairo Costa (fotos).

Uma caminhada pelo passeio público mais importante do ABC. O calçadão da Oliveira Lima (Santo André-SP) é um dos logradouros mais antigos da cidade. Tradicional reduto comercial, no “calçadão” se compra e se vende de tudo.  Mas, para além dos produtos, as pessoas são o grande destaque daquela rua.

Sobre o nome da via e sua história o site santoandre.biz conta o seguinte: “O Coronel João Batista de Oliveira Lima foi uma personagem muito importante no começo do século passado. Oriundo de uma família antiga, proprietária de várias terras, e presente na região desde o século 18.

Lima teve um papel importante na política andreense, sendo por várias vezes vereador, e participado de importantes decisões que ajudaram a manter a soberania da cidade.

A rua que hoje leva o seu nome já existia desde o século 19. Não é possível precisar quando a via surgiu, mas sabe-se que já era utilizada como caminho entre a estação de Santo André, inaugurada em 1867, e o centro administrativo da então Villa de São Bernardo. Até bonde já circulou por ali.

O calçamento feito em 1940 deu lugar à pavimentação. Precisamente em 1979, devido ao comércio e ao grande fluxo de pedestres, a rua passou a ser o calçadão, permanecendo assim até os dias atuais. A cobertura, um novo piso e bancos foram instalados em 1999.”

Panorama de um sábado na Oliveira Lima

 

Sr. Solimar e seu palco, a Oliveira Lima.

 

Seu Solimar, locutor histórico que não usa equipamento eletrônico e sim a própria força da voz para chamar clientes para Esfiharia.

 

Adal, ex-músico, ex-vocal do “Projeto Nave”.

 

Adal, ex-músico, ex-vocal do “Projeto Nave”.

 

Estátua viva de um Lupino.

 

Filhos de artista de rua (estátua viva) brincam dentro de caixa de papelão.

 

Artista de rua trabalha enquanto seus filhos brincam.

 

Mulheres no calçadão.

 

Homem sanduíche.

 

Criança fala com humano dentro de fantasia (hehehe).

 

Músico repentista.

 

Músicos repentistas em ação.

 

Jovens.

 

Mais estátua viva.

 

Arquitetura modernista na Oliveira Lima.

 

Populares no calçadão.

 

Senhoras conversam no calçadão.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *